As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Quem É Você?

"Se você não decide quem você é, você termina por não ser nada."
Marcial 

Os dois dias mais importantes da sua vida: o dia que você nasce e o dia que você descobre para que veio a esse mundo.

A vida é uma grande escola onde temos dois papéis. O de aprendiz e o de professor. Eles coexistem o tempo todo.  Quanto mais ensinamos, mais aprendemos. Mas quanto mais aprendemos, não assegura que mais ensinaremos, e por isso devemos tomar cuidado, procurando repassar o que aprendemos sempre, pois assim mais abundância de conhecimento lhe será concedida. Por isso, é importante nos aprimorarmos na comunicação, pois esse é o veículo que nos possibilitará comunicar conosco e com as outras pessoas. 

De uma boa comunicação nasce um bom entendimento. Se você se comunica bem com você mesmo, você está criando uma intimidade de amizade e que eleva a sua auto-estima. Quem ama a si mesmo tem como amar a outros. Quem não se ama não terá um amor sadio e com isso não saberá exercitar o amor.

Hoje revi uma ótima palestra do Dr. Lair Ribeiro onde ele agrupa a comunicação em três níveis: boca-ouvido, cérebro-cérebro e coração-coração.

O Nível 1 boca - ouvido é o nível do monólogo, da perda de tempo e incopetência. Este é o nível onde a boca de alguém não comunicou com o cérebro do outro. Um exemplo disso é você pedir uma água com gás ao garçon e ele lhe trazer uma água sem gás. Para alcançar o segundo nível, é preciso obter a atenção e o interesse do outro. Desta forma, conseguiremos nos comunicar  com o cérebro.

O Nível 2 cérebro-cérebro é o nível do diálogo. Nesse nível há o entendimento e para isso é preciso que ambos conversem no mesmo nível. Se a comunicação for num idioma que o outro não compreenda, ainda que tenhamos a atenção desta pessoa, a comunicação não ocorrerá, sendo uma comunicação de nível 1. Para conseguir um diálogo com o cérebro, conte histórias, faça analogias, use metáforas, pois essa é a forma que será mais bem compreendida. Com isso, a mente crítica abaixa e permite a melhor compreensão e, consequentemente, o diálogo com o cérebro se estabelece.

O Nível 3 coração-coração é o nível da percepção. É nesse nível que ocorre o diálogo mais profundo e marcante, impresso de forma definitiva na memória. "As pessoas esquecerão o que você disse e fez, mas nunca esquecerão como você as fez sentir". 


Ao aprender a dialogar consigo mesmo, você encontrará o propósito da sua existência. Com isso, você enxerga o futuro e consegue imaginar com um papel que desempenhará neste mundo onde fará a diferença e deixará a sua marca. Ele será o seu motivador e recompensa, pois lhe confere as credenciais que o tornam uma pessoa importante, para si e para o Universo.


Assista esta excelente palestra na íntegra.










0 comentários: