As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Viver, Aprender, Superar

O que é a vida senão um grande aprendizado. A cada experiência vivida, construimos uma nova experiência. Este passo-a-passo é o que constitui o que pensamos e como agimos.

O tempo todo cometemos erros na vida. Mas estamos aprendendo dos nossos erros ou repetindo os mesmos erros sempre? Muitas vezes estabelecemos metas pessoais (vou perder tantos quilos, vou fazer ginástica, vou parar de fumar, vou terminar esta relação, vou fazer as pazes com ...) ou metas profissionais (vou aprender mais um idioma, vou ser promovido este ano, vou passar num concurso ...) e de concreto nada acontece.Outras vezes não se trata sobre o que planejamos e não acontece, mas simplesmente uma repetição de um algo ruim que nos persegue. Será que há um padrão de erro que se mantém repetido na nossa vida? Os nossos erros são uma grande oportunidade de aprendizado. Geralmente o erro doi, no ego, no corpo, no coração ou no bolso, quando não em todos. Mas a base de tudo é que invariavelmente vamos errar e temos que aceitar isso. A única escolha que temos é como vamos agir a partir dos nossos erros. Como vamos refletir sobre eles, como vamos reagir a eles, como vamos nos superar para evitá-los.

"Experiência não é o que acontece ao homem. 
É o que o homem faz com o que acontece a ele". 
-- Aldous Huxley

 Recomendo a todos que tenham um diário, mas não só um diário de compromissos a fazer, mas um diário onde anotamos nossas experiências. Este valioso caderno é a grande escola que você tem ao seu dispor e ainda é um legado para as suas pessoas queridas. Claro que ele tem maior valor se, além de registrar o seu aprendizado, você o ler com regularidade. Por exemplo, eu mantenho este blog que nada mais é do que minha trajetória a diamante. Eu tenho por hábito rever o que escrevo aqui. Além disso, tenho anotações que faço em cadernos que também são revistos. Por isso recomendo, pegue o que aprender e use para a próxima vez que precisar. É uma pena que muitos só darão importância a esta sugestão quando algo lhes doer novamente. Em que grupo você quer ficar?

0 comentários: