As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

segunda-feira, 28 de março de 2011

Quando o que ouvimos não é o que queremos enxergar

Aconselho muitas pessoas diariamente. A maior parte pertence à minha rede, mas muitas outras pessoas me procuram tanto para aconselhamento no marketing de rede quanto na vida pessoal, englobando assuntos de natureza financeira, profissional, intlectual, conjugal, emocional e espiritual.


É muito fácil falar o que a pessoa quer ouvir e com isso ela vai ter em você a sensação do amigo do peito que valida seu ponto de vista, pelo reforço de que ela está certa. Mas isto em nada contribui ao desenvolvimento desta pessoa. Um aspecto é o reforço dos pontos positivos e deve ser exercido como forma de validação para o apoiar a auto-estima. Mas outro aspecto é o dever profissional de dar o correto aconselhamento, independente da prescrição ter o sabor agradável ao paciente. Procuro tratar a todos com muito carinho, mas isto não quer dizer que eu "compre" qualquer bobagem que me seja dita. Eu dedico parcela significativa da minha vida ao autodesenvolvimento há anos. Busquei os melhores mentores que pude e os mais impactantes foram aqueles que me fizeram ter que engulir remédios amargos que eu precisava tomar.


Assim, ao ouvir conselhos de um profissional, pondere sobre os motivos que o levou a buscar este profissional, bem como a agenda deste profissional para com você. Se ocorrer um ímpeto de inconformidade por algo dito por ele, é bem provável que ele esteja apenas tentando tirar a venda que você reluta em tirar e que mantém você cometendo os erros repetidamente sem perceber a causa.


"Um mentor amador vai lhe dizer o que você quer ouvir. Um mentor profissional não vai se deixar influenciar pela bobagem que você disser ou estiver fazendo".

0 comentários: