As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Buyer’s remorse – arrependimento de compra


Existe um fenômeno que pode ocorrer na sua organização de marketing de rede - arrependimento de compra. Quando uma pessoa entra no negócio de forma muito rápida, pode ser que ao efetivar a compra ela sinta uma insegurança imediata pela compra que fez. Sempre que a decisão for mais impulsiva, maiores as chances de arrependimento. Quando a decisão é mais lenta e estudada, as chances de arrependimento são menores.

Como lidar com o problema? É importante entender que isso é algo natural e que vai ocorrer, sendo apenas uma questão de tempo. Não adianta se culpar ou culpar a pessoa como leviana ou insegura. Seu papel é de reconhecer que existe o sentimento da dúvida, validar esse sentimento e tentar ajudar a pessoa a superar seus próprios medos, com encorajamento e apoio, mas nunca, em hipótese alguma, pressionando-a. O que passa na cabeça de quem está com remorso é voltar à sua zona de conforto, ou ter o menor dano possível. Ela não enxerga a oportunidade de negócios como tal. Ela enxerga os desafios que estão a sua frente e que acaba de fazer um negócio ruim. Logo, recuperar o dinheiro que gastou (sim, gastou, pois infelizmente nessa hora ela não enxerga como investimento mais) é sua necessidade principal. Não insista que ela tem que fazer o negócio ou coisa parecida. Dê opções para ela e apóie no que ela escolher. Se ela escolher desfazer o negócio, seu papel é de apoiar e viabilizar tudo para que ela possa desfazer a transação com a menor perda possível para ela. Entenda que se a pessoa tivesse a sua segurança, ela não passaria por isso, então o você deve dar a segurança que ela busca, seja qual for a sua escolha.

0 comentários: