As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Privação - Faca de Dois (Le)Gumes

Quando nós vivemos circunstâncias de escassês (saúde, financeira, emocional, conforto, etc) disparamos um mecanismo automático de autopiedade. Este sentimento é uma medida compensatória ao sofrimento pela privação. O problema com a autopiedade é que ela pode ser um vício, ou seja, causa dependência. É um tipo de auto-estima com vírus.

Ao se transformar num vício, a autopiedade será uma recompensa para o que programamos para nossas vidas e assim forma-se um ciclo vicioso de programar escassês para ganhar autopiedade, e por aí vai. No início do processo a pessoa perceberá problemas na esfera de escassês apenas.  À medida que evolui, passa a atingir outras áreas da vida, evoluindo da amargura à depressão. Esta amargura é uma morte lenta e a depressão seu sinal de desespero por não encontrar a saída deste buraco causado pelo próprio pensamento. A depressão e amargura não são causadas pelos fatores externos, mas pelas escolhas inapropriadas que fizemos para interpretar os fatores externos. Ambas agravam-se ainda mais na medida em que a pessoa não consegue trazer para seu lado pessoas solidárias à sua dor e com isso fica ainda mais dependente do sentimento de autopiedade.

O sofrimento causado por privar-se de algo também pode ter um impacto positivo. É apenas uma questão de escolha. Ainda que seja simples escolher, nem sempre é fácil, mas é o que mais recompensa trás. Este sofrimento permite o desenvolvimento do caráter. Ele permite fortalecimento do indivíduo que aprendeu a superar os obstáculos impostos e superar-se nas interpretações sobre como reagir a eles. A privação pode ser um grande lapidador de diamantes, na medida em que as pessoas aprendem a desenvolver e sustentar a mentalidade de abundância e prosperidade.

"É o seu caráter que o faz levantar-se da cama, 
seu comprometimento que faz você agir 
e a sua disciplina que faz com que você siga avante".

0 comentários: