As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Honre Suas Palavras

Transcrevo um pequeno trecho do livro Mestre Brio, de minha autoria, que estou desenvolvendo. Este conceito é de profundo aspecto filosófico, mas sua compreensão plena só ocorre através do que eu chamo de Treinamento Mestre Brio. Para quem já participou deste treinamento comigo, ler este trecho será como reviver conceitos transformacionais. Para os que não fizeram, uma semente para ser germinada no futuro. Desfrutem!

A vida não significa nada. Nós é quem damos significado à vida através da nossa linguagem. Na vida existem fatos apenas. Uma pedra é uma pedra, assim como a água é simplemente água. Se é sólida ou líquida, se é bonita ou feia, útil ou não, tem valor ou não é apenas uma interpretação do fato.  Esta interpretação é uma convenção e é criada pela linguagem através de uma história. Toda esta história é criação humana. Somos condicionados a pensar que a história é o fato, sem percebermos que história é simplesmente uma história, e como tal é apenas uma das possibilidades de criação baseada numa escolha que fazemos.

Os fatos são trazidos para nossa realidade pelos nossos sentidos. Porém, para que os fatos passem a fazer parte da realidade tal qual a percebemos, há algo entre os nossos sentidos e esta percepção que chamarei de poder da criação. Por exemplo, uma criança só entenderá o significado do que representa amanhã quando ela entender que existe o dia, a noite, ela dormir e o dia clarear com a luz do sol. Amanhã não existia na realidade desta criança, apenas para os seus pais. Mas através do poder da criação a criança correlacionou coisas e criou para si o conceito "amanhã". Daí para frente o "amanhã" representa algo (fato) para ela. Mas amanhã é apenas uma palavra criada por uma história, assim como o mês, ano e século - criados a partir do fato gerado pelos movimentos da Terra e a história contada a partir disso. Logo, quase tudo são HISTÓRIAS que criamos a partir do que percebemos sensorialmente, interpretamos e comunicamos.  A matéria prima das histórias é a palavra. As histórias podem ser construtivas ou destrutivas. Já que é para criar uma história, por que não criar apenas histórias construtivas?

... assumindo bom senso na escolha, construiremos o positivo elegendo a vida que desejamos viver. Mas se não honrarmos as nossas palavras com nossas atitudes, não estaremos honrando a vida que estamos criando para nós mesmos.

0 comentários: