As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Quatro Passos Para o Sucesso - por Jim Rohn

Deixe-me contar para você estes quatro simples passos para o sucesso: 


O número 1 são boas ideias. Seja um colecionador delas. Meu mentor ensinou-me a manter um diário de boas ideias quando eu tinha 25 anos. E tenho feito assim por todos esses anos. Se você encontrar uma boa ideia, capture-a escrevendo-a. Não confie na sua memória. Então, numa tarde fria ou chuvosa, pegue seu diário e reveja as ideias que mudaram sua vida, salvaram seu casamento, que te tiraram da falência. As ideias que te ajudaram a ter sucesso, as ideias que te valeram dinheiro. Elas te trarão ótimas lembranças. Colecione boas ideias para os negócios, seus relacionamentos, seu futuro.


O próximo passo para o sucesso são bons planos: um bom plano para o dia, um bom plano para o futuro, um bom plano para sua saúde, um bom plano para seu casamento. Construir algo é como construir uma casa - é preciso ter um plano. Agora aqui está uma boa pergunta de gestão de tempo: Quando você deve começar o dia? Resposta: Assim que você tiver terminado. Construir a vida é  como construir uma casa. E se você estivesse começando a assentar os tijolos e alguém perguntasse: “O que você está construindo?”, você responderia: “Não tenho a menor ideia”? Veja, eles lhe levariam para um lugar bem seguro. Então, não comece uma casa antes de terminá-la. Agora, é possível começar a casa antes de você terminá-la? Sim, seria idiotice começar antes de você ter terminado. Não é uma ideia ruim de gestão de tempo. Não comece o dia até estar muito bem terminado - pelo menos o delineamento do dia. Deixe algum espaço para o improviso. Deixe um cômodo para estratégias extras, mas termine antes de começar. 


E aqui está um próximo pedaço que é um pouquinho mais desafiador. Não comece sua semana até você ter terminado. Delinei-a, estrurure-a, e então ponha-se a trabalhá-la. Então a próxima é um pouquinho mais difícil ainda; não comece o mês até você ter terminado.

E finalmente a maior, não comece o ano sem ter terminado no papel. Não é uma má ideia, ao aproximar o fim do ano, sentar-se com a família e estruturar os planos, sentar-se no seu trabalho para seus planos de negócio, sentar-se com seu consultor financeiro para seus investimentos e mapear seu ano... propriedades para comprar, propriedades para vender, lugares para ir com sua família, diagramar o ano. Eu finalmente aprendi a fazer isso. E ajuda muito para minha família saber quando eles aparecem com exclusividade no meu calendário. Eu costumava ter meus assuntos de negócio no calendário, minhas palestras e meus seminários, e adivinhe o que as crianças diziam, "Onde estamos nós no plano? Por favor mostre-nos no plano." Então você precisa fazer pelas suas crianças, pela sua esposa, por seus amigos. 
Mamãe me ensinou um pouco como tocar piano. "Aqui está a escala da mão esquerda,"ela disse. Eu captei aquilo, foi fácil. Daí ela disse, "Aqui está a escala da mão direita".  Eu captei aquilo. Foi fácil. Agora, ela disse, "Agora vamos tocar com as duas mãos ao mesmo tempo." Eu disse, "Bem, como você pode fazer aquilo?" Agora, uma de cada vez foi fácil... mas ao mesmo tempo? Olhando para esta mão e olhando para aquela  mão, finalmente eu captei. Eu podia tocar a partitura com as duas mãos. Daí eu lembrei o dia que ela disse, "Agora nós vamos ler a música e tocar com as duas mãos." Eu pensei, "você não pode fazer tudo". Mas você sabe, com certeza eu estou olhando para a música, olhando para cada mão, um pouco confuso no início, mas finalmente eu dominei aquilo. Levou algum tempo para ler a música e tocar com as duas mãos. Daí eu me lembrei o dia que ela disse, "Agora vamos olhar a audiência, ler a música e tocar com as duas mãos". Eu pensei, "Agora isto está indo longe demais!" Como eu posso fazer isso? Mas veja, adicionando um após o outro com o tempo e me dando o tempo para dominar um antes de ir para o próximo, com certeza eu cheguei aonde eu podia olhar a audiência, lear a música e tocar com as duas mãos. Enão a lição aqui é: dê-se o tempo; você pode se tornar um melhor profissional, você pode dominar a arte de ser paternidade, você pode dominar a arte de gerenciar o tempo, conservar os recursos, trabalhar em conjunto com um parceiro. Dê tempo a você.
E o último passo é: aprenda a resolver problemas. Problemas profissionais, familiares, financeiros, emocionais, etc – desafios para todos nós. Esta é a melhor maneira de se tratar um problema: como uma oportunidade para crescer. Mude se tiver que mudar, descarte uma velha filosofia que não está funcionando bem e troque por uma nova. A melhor frase que meu mentor me deixou foi: “Mr. Rohn, se você mudar, tudo mudará para você”. Guardei aquilo em meu coração e, de fato, quanto mais eu mudei, mais as coisas mudaram a meu favor. 

Então, torne-se um mestre em boas ideias, em fazer bons planos, em lidar com o tempo e em resolver problemas e você estará no caminho para maus sucesso do que jamais imaginou! 

Autor: Jim Rohn - Tradução: Ricardo Guimarães - Blog www.Supere-se.com 



0 comentários: