As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A Felicidade Não Está no Destino

É comum dizermos que "serei feliz o dia que tiver minha própria casa" ou "serei feliz quando eu tiver o carro X ou fizer a viagem Y". E depois que isso é realizado, onde fica a felicidade? Claro que em pouco tempo se tornará num vazio, se for essa a sua forma de pensar. Isso aconteceu comigo quando comprei meus carros, minha casa, meus barcos e meu avião. Foi quando eu percebi que tinha que parar para repensar meus valores e a minha vida.

Não coloque a felicidade em algo longe de você, mais especificamente dizendo, não a coloque fora de você, pois a felicidade está dentro de você e não nas coisas que o rodeiam.

Sim, você deve ter sonhos e objetivos. Eu falo disso o tempo todo aqui, incluindo a meu pensamento de que viver é realizar sonhos, do contrário é sobreviver.  Os seus sonhos são o combustível para lhe impulsionar. Mas é o caminho para a realização deles onde reside a verdadeira felicidade. E esse caminho, além do destino que escolher,  inclui apreciar e agradecer pelo que você já tem, dar os passos nessa caminhada e saber que cada dia você fez progresso. Como digo sempre, a felicidade é pensar, falar e agir em total harmonia.

O que devemos agradecer? Literalmente tudo que tem valor para você. Assim, o universo saberá o que lhe agrada e lhe enviará mais. Agradeça por sua saúde, pelo amor que recebe e tem para dar de suas pessoas queridas, agradeça pelo seu alimento, pela sua esperança, pela sua fé e pelo seu conhecimento. Agradeça pela sua vida e por todo o aprendizado que ela lhe propicia. Agradeça pelos bens materiais que possui. Agradeça pelo desejo de obter mais e prosperar mais.

A quem devo agradecer? Eu agradeço a Deus, mas essa é uma escolha pessoal. Na falta de uma crença, agradeça a você mesmo.

Como devo agradecer? Sorrindo.

O que devo pedir? Não peça. Pedir pressupõe que você quer algo que não é seu. Não é para tirar dos outros, pois isso é tomar ou roubar. Aja como sendo seu, só não está com você ainda e dê os seus passos (viver e agir) no sentido da realização da sua propriedade (assumir sua propriedade).

Então não devo pedir por saúde? Não. Pense, fale e aja com saúde.

E se meu médico disser que tenho uma enfermidade gravíssima? Diga a ele que o respeita, agradeça por contar com o apoio profissional dele e que fará o que ele lhe recomendar, mas pense e diga para ele e para todos que você é saudável e que vai superar facilmente o que ele lhe disse ter, pois você é saudável. Aja de forma saudável. NUNCA reforce a doença dizendo que tem isso ou aquilo.

E o que devo dizer sobre o dinheiro se estou "quebrado" e com dívidas? Evite dever, mas se você deve algo, seu dever é pagar. Pense que você tem a inteligência necessária para aprender a resolver sua questão financeira, fale isso para todos, incluindo seus credores, diga que vai pagar o mais rápido possível e aja o tempo todo no sentido de gerar recursos para isso.

Mas como agir se eu não sei o que fazer? Pense que você é capaz de descobrir, fale para si mesmo e para os outros que está encontrando uma solução e aja pensando, pesquisando, buscando aconselhamento com pessoas bem-sucedidas, seja em bons livros, em seminários ou simplesmente perguntando. Faça anotações. Reveja periodicamente essas anotações.

Mas eu estou indeciso sobre qual caminho tomar, o que faço? O pior caminho é ficar parado sem agir. Sempre lhe restará a opção de retornar ao ponto de partida e você ainda terá mais experiência por conta disso. A palavra que materializa um sonho é ação.

Ah, entendi. Só uma dúvida. Quando devo agradecer? O tempo todo, mas nunca deixe de fazer isso ao dormir, ao acordar e ao presenciar o que tem valor para você. Por isso é dito popularmente, "sorria para a vida e ela sorrirá para você".

Quem me conhece pessoalmente sabe que digo o tempo todo com um grande sorriso: éeeeeee umma beleeeeeeeeeeeeeeeeeza! Eu procuro fazer isso até mesmo num grande problema. E quando um grande problema acontece, eu procuro não alimentá-lo para que perca a sua força. Assim, eu encontro as minhas forças, me sentindo maior do que o problema e fica bem mais fácil superá-lo.

Eu agradeço pela oportunidade de aprender cada vez mais e de poder repassar esse conhecimento. Eu agradeço por você aprender comigo.

Ah, mais uma coisa apenas. Você agradeceu hoje pelo que aprende aqui?

2 comentários:

Kátia disse...

Agradeço a Deus por ter me incomodado no últimos dias. e me feito lembrar dos meus sonhos, que acredito que sejam os sonhos de Deus.
Obrigada a Deus por usá-lo também neste processo.
Deus te abençoe, e continue te inspirando.

Ricardo Ribeiro Guimarães disse...

Olá Kátia,
Fiquei muito alegre com seu comentário. Que Deus ilumine as suas escolhas e abençoe seus passos.