As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Encerramento através dos olhos do comprador -- por Tom Hopkins

Vários anos atrás, participei de um grande banquete para os vendedores de topo. Antes que eu deisse minha palestra, o orador apresenta alguém na platéia e diz: "Este homem ganhou o dobro da média nacional em vendas no ano passado ..."

A forma que o orador sugeriu era um feito e tanto. Mas isso não é tão impressionante, assim que todos esticaram o pescoço e olharam para o homem em perplexidade.

"... E ele é totalmente cego." Houve uma explosão de aplausos. Quando isso finalmente acalmou, o orador disse: "Eu tenho certeza que muitos de nós estamos querendo saber como você entrou no topo conquistando o terceiro lugar em vendas com o sua deficiência visual."

"Espere um minuto", o cego respondeu secamente: "Eu não tenho uma desvantagem;. Tenho uma vantagem sobre todos os vendedores de outros na minha área. Eu nunca vi um produto que eu vendi, então eu tenho que fechar por meio dos olhos de meu prospecto. O que eu faço é o que todos vocês, pessoas com visão poderiam fazer, poderiam servir melhor os seus clientes e ganhar mais dinheiro se vocês fizessem. "

O ponto dele bateu com o meu e foi assim: Você deve ver os benefícios, as características e as limitações de seu produto ou serviço do ponto de vista do comprador. Você deve pesar na escala de valores dele, não o na sua. Comece fora do caminho. Isso inclui sua opinião sobre o produto, de sua empresa, deles e de si mesmo como um profissional de vendas. (Nota do tradutor - tira o foco de você e coloca nele)

Uma vez que você é capaz de fazer isso, você será capaz de se concentrar em seu trabalho de servi-los. Você será capaz de simpatizar com a sua situação e suas necessidades específicas, e irradiar a confiança que você pode lhes ajudar. (nota do tradutor - legítimo e sincero desejo de ajudar pessoas).

Existem alguns sinais que você começará a perceber quando eles estão prontos para ir adiante com seu produto ou serviço.

1. Quando eles mudam o ritmo da sua discussão, quer por diminuir a velocidade ou acelerar.
2. Quando eles começam a fazer mais perguntas sobre o produto ou serviço.
3. Quando eles tornam-se mais relaxados e menos comerciais. Isso normalmente significa que eles fizeram uma decisão.
4. Quando são a favor de seu próximo teste. Esta seria uma pergunta sobre a instalação ou de inicialização do serviço que eles respondem sem hesitação ou quando lhe dão uma objeção.

Agora que você sabe que eles estão prontos, quando você fecha? Em qualquer lugar. Não faça cerimônia. Se você estiver em seu escritório, seu showroom, seu carro, ou mesmo um restaurante, se estiver pronto, colocar a caneta no papel e pronto. Para muitas pessoas, há uma certa excitação sobre a execução de uma decisão, agora mesmo! A maioria de nós sente alegria e alívio por ter a tensão mental atrás de nós. Agora vemos apenas os benefícios de ter o produto ou serviço já estar trabalhando para nós. Não estrague que o humor de seus clientes, insistindo em voltar para o escritório, ou em algum lugar onde você está confortável para começar a escrever o acordo. Você estará correndo o risco de tê-los arrefecer sobre sua decisão. Para usar um velho clichê, "Ataque enquanto o ferro está quente!"

Agora, você também deve estar ciente de suas emoções sobre a tomada de decisões na medida em que pode ser o tipo de pessoa que precisa de estar sentado em uma mesa de trabalho ou de uma conferência para finalizar toda a papelada em uma compra. Se eles são esse tipo de pessoa, você deve compreender as hesitações e eu sugiro que você fique em um ambiente mais adequado antes de começar a colocar as coisas no papel. Se você pressionar esse tipo de pessoa, eles podem rapidamente ter segundos pensamentos sobre o investimento.

Se eles mostram hesitação, uma vez que você começou sua seqüência de fechamento, você precisa relaxar e deixá-los sem a pressão antes de continuar. Sugiro que você comece por pedir desculpa a eles por apressar as coisas. Diga a eles que você fica animado quando você pensa sobre todos os benefícios que estará recebendo a partir do seu produto ou serviço, e você pode ter ficado com um pouco de excesso de zelo. Observe-os atentamente, aqui e quando eles começam a relaxar, resumindo os benefícios que eles já concordaram, através de perguntas.

"Eu sei que ainda há muitas perguntas em sua mente, mas este modelo é o tamanho que você queria, não é?"
"E a data de entrega discutimos está bem, estou certo?"
"Nosso contrato de serviço atende as necessidades de sua empresa, não é?"

Uma vez que você cobriu todos os acordos menores, faça uma pergunta de ligação(nota do tradutor - no método brio chamamos isso de pergunta de aproximação e tente outra vez fechar. Uma ligação em questão seria algo como: "Eu sei que eu cobri lista de itens rapidamente, mas essas são as coisas que temos discutido até agora, e nós concordamos com eles, não temos?" Se eles ainda mostram hesitação, eu sugiro que você passe para o "Fechamento por Situação Similar".

O "Fechamento por Situação Similar" é aquele em que você diz a eles sobre um outro cliente seu, que tinha necessidades muito parecida com o deles. Eles hesitaram no começo, mas finalmente concordou em ir adiante com o investimento e hoje eles estão tão felizes que eles fizeram. Eles perceberam que todos os benefícios que havia discutido em sua apresentação e alguns outros que não tinha pensado, antes de fazer sua decisão.

É importante que após cada transação que você faz que anote sobre a situação e a resolução dos problemas de cada cliente. Dessa forma, você terá um grande inventário de situações semelhantes, você pode desenhar a partir de quando um novo cliente mostra hesitação. Quando eles vêem que você ajudou alguém no mesmo tipo de situação antes, ele vai construir a sua confiança na sua capacidade de fazer o mesmo para eles.

Uma vez que compreendem que seu interesse principal está em servir as suas necessidades, não seu próprio bolso ou o ego, é que vão deixar você relaxar e ver exatamente o que eles vêem através de seus olhos. Quando eles estão mais abertos para você, você será mais capaz de satisfazer as suas necessidades e receber bem menos objeções.

0 comentários: