As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

"O que sua empresa quer é sua inteligência, criatividade, capacidade inovadora, motivação, comprometimento e não o seu sangue"
-- Anônimo 

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

"Não deseje que as coisas sejam mais fáceis, deseje que você seja melhor".
 -- Jim Rohn

Errar é Parte do Aprendizado

Quando você tenta realizar algo e não consegue, é natural que tenha um sentimento de frustração. Afinal, você estabeleceu um objetivo e descobriu que não está capacitado a realizá-lo... ainda.  O ponto mais importante nisso é este "ainda". Quase tudo que fazemos na vida foi precedido pelo erro. Antes de "sentarmos no trono", sujamos fraldas, fizemos pipi na cama e até usamos o "piniquinho".


Quem tem uma carteira de habilitação para dirigir um carro teve antes que passar por uma auto-escola. A primeira vez que pegou no volante de um carro dificilmente manteve uma reta. Ora foi muito para a esquerda, ora muito para a direita, até que a sensibilidade adquirida permitiu pequenos ajustes para manter o carro na direção desejada.


No marketing de rede o aprendizado não difere nada de qualquer aprendizado na vida. Você precisa tentar acertar, errando e revendo seu erro com o intuito do acerto e assim chegará ao conhecimento. Lamentavelmente, muitas pessoas desistem desta tentativa de aprendizado pela frustração do insucesso na obtenção de suas expectativas. Mas em tudo, o mais importante é a determinação de obter o sucesso, que irá construir o caráter da perseverança e superação. O marketing de rede permite acesso a um estilo de vida que é restrito a poucos. Ele não exige de você diploma, ter nascido numa família rica, QI ou escolaridade diferenciada, ter aparência de modelo de capa de revista, ter nascido sem nenhum tipo de deficiência física, seja motora, auditiva, visão ou fala. A única coisa que esta profissão exige é que você exija de você mesmo não desistir até obter o sucesso.


Se você está ouvindo não sem ouvir nenhum sim, significa que precisa estudar mais com quem sabe obter o sim.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

"A diferença básica entre ser assertivo e agressivo é como suas palavras e comportamento afetam os direitos e bem-estar da outra pessoa".
- Sharon Anthony 

O rumo está totalmente oposto aos seus sonhos?

Recebi este ótimo texto de minha amiga Glória Xavier. Ela fez alguns ajustes, mas não se recorda de quem é a autoria.

Às vezes é preciso mudar para que as coisas aconteçam e, muitas vezes, é preciso sair de onde estamos para conquistar o impossível. Entre o sonho e a conquista existe um espaço” que, em vários casos, é preenchido pelo medo, insegurança, tribulações e muitos problemas. Quando digo: sair de onde estamos, não quero dizer que você tenha que deixar sua família, sua casa, amigos ou algo parecido.
Deus tem que ser o primeiro em tudo na sua vida! Entendeu qual é o segredo com Deus? Ele conhece todas as nossas necessidades e, quando buscamos com toda nossa força, Ele trabalha no desejo de cada um de nós. Entenda uma coisa, se existe um desejo em você, foi Deus quem colocou. Hoje é vendido para as pessoas, o projeto da “facilidade”; e é justamente isso que impede as conquistas.
Tudo vem através de muito trabalho, dedicação, coragem e .
 Hoje as pessoas não querem assumir compromisso com nada nem ninguém e a falta de compromisso traz imaturidade.
Querem ser um “Abílio Diniz” na vida, mas não querem pagar o preço nos finais de semana.
 Desejam conquistar, mas não querem lutar para isso.
Para que objetivos sejam conquistados, temos que enfrentar as crises. O grande vencedor é aquele que passa pelo deserto; é aquele que é vendido e caluniado, mas continua lutando.Não importa o que você perdeu ou o que esteja vivendo.
 O que importa é o que vai acontecer!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Agradar a Todos

Para ser líder é preciso ter um espírito servidor. É preciso pensar no bem comum e motivar pessoas a agir de forma a realizar este objetivo. Isto não significa fazer o trabalho pelos outros, mas inspirá-las a agir conforme suas habilidades, sendo você o exemplo inspirador para isso.

Assuma sua posição do que lhe agrada e lhe inspira. Aja no sentido de promovê-la. Revise esta posição regularmente a partir das novas informações que tiver. Por mais que você tente planejar todos os detalhes, é impossível conseguir agradar a todos. Então, não caia no erro de tentar agradar a todos, pois isto é um atalho para o fracasso. Quando você defende o que acredita, você é um idealista e tem personalidade. Este idealismo é ver as coisas como elas poderiam ser e ser líder é agir no sentido de realizar isso. Quando você tenta agradar a todos, não está agindo com espírito servidor, mas com sub-serviência. E agindo esta forma insana, você vai receber vários apelidos, como "Maria vai com as outras", bajulador, banana, zero à esquerda - todos resultantes de falta de personalidade, pois sua identidade foi perdida pela opinião alheia.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Perfil de Vendedor

Quando alguém lhe diz "eu não tenho perfil de vendedor" ou "não gosto de venda", você está diante de uma pessoa que não aprendeu nada sobre venda, mas foi afetada por não ter aprendido ou ter sido mal vendida.

Se você tem um carro usado em bom estado e faz uma venda pelo preço acima do mercado, você quer me convencer que vai chorar de tristeza? Claro que ficará feliz.

Ora, tudo é uma questão de aprender a ser bem-sucedido na venda através da identificação e satisfação das necessidades do cliente potencial. Enquanto isto não acontece, é como tentar tocar um instrumento e o som fica desafinado.

Vendedores não nascem vendedores. As pessoas se tornam vendedores quando começam a ganhar dinheiro com vendas.

Minha filha me disse que não gosta de vender, e odeia quando um vendedor lhe aborda oferecendo algo numa loja de roupas. Bom, vai ser uma longa conversa, pois todos precisamos aprender a vender, ainda que não desejemos a princípio.

Hoje completo 50 anos

Como um marco na vida, me coube fazer algumas reflexões.

Dentre elas, a de que a vida é uma grande escola e que nela temos a chance de aprender algo e fazer bom uso do que aprendemos. Aprendi que quando ensinamos o que aprendemos, aprendemos ainda mais.

Eu achava que me alimentava bem e que tinha uma vida saudável. Claro que isto era porque eu tinha um conjunto de informações e quando eu me comparava aos outros, era essa a minha conclusão lógica. Porém, aos 49 anos tive oportunidade de aprender mais sobre a saúde com o Dr. Vinholis. Logo, eu não tinha uma alimentação tão saudável como imaginava. Por isso é muito importante estar aprendendo a cada momento, para que nossas possibilidades sejam ampliadas.

Durante quase 20 anos trabalhei e cresci com meus conhecimentos de tecnologia e de como aplicá-la. O sucesso profissional neste campo é inquestionável. Decidi romper com o sistema aos 39 anos e passei um ano fazendo expedições pelo Brasil com meu barco voador. Disso nasceu um negócio de fabricação do Brio Flying Boat, participação em eventos e dezenas de matérias em todos os tipos de mídia (TV, jornais, revistas e até rádio transmitida do céu). Mais sucesso em meio às inúmeras marteladas que tive que dar no dedo para aprender algo novo. Depois disso, aos 45 anos tive minha passagem pela ONU em duas missões na África. Não tinha a menor idéia de como lidar com o grande desafio lá, mas minha vontade de aprender permitiu evitar uma possível segunda guerra civil em Moçambique (quem sabe isso vira um livro um dia :). Após isso, fui para a bolsa de valores e também depois de muitas e muitas marteladas no dedo... ótimos resultados. Por fim, aos 46 anos resolvi enveredar pelo fantástico mundo do marketing de rede. Talvez tenha sido o lugar onde mais marteladas eu dei no meu dedo e, sem dúvida, foi a atividade que precisei estudar mais profundamente o comportamento humano e a atividade do MMN em si.

Os registros de parte desta trajetória estão aqui e um dia servirá de guia para muitos que quiserem chegar para onde caminho. Mas em tudo aprendi algo muito importante ao longo dos meus 50 anos: quanto mais estudo e conheço, mais descubro que preciso estudar mais e conhecer mais.

Um brinde aos meus pais, minha filha, irmãs, amigos e amigas, parentes, mentores, professores, treinadores, namoradas, autores, chefes, funcionários, concorrentes, clientes, fornecedores, autoridades,  e todas as pessoas que me ajudaram a aprender um pouco mais sobre mim mesmo, sobre a vida e sobre o que significa a palavra felicidade. Um brinde especial a minha avó Odilza que me ensinou o que significa BRIO. Um brinde de coração a você que me segue aqui.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Você Vai Tocar o Céu ?

Assista este exemplo de inspiração. Ela nasceu sem braços, mas não aceitou os limites que lhe seriam naturalmente impostos, pois a ausência dos braços não poderia limitar quem ela desejou ser.


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Eu Não Tenho Talento ou Eu Não Tenho Jeito Para o Negócio

Há pouco escutei algo de uma pessoa da minha equipe que conquistou a minha amizade, gratidão e admiração. Ela é muito especial. Tem um coração de ouro. Me ajudou nos meus projetos sociais, mas tem uma percepção reduzida do seu potencial. Quando ela se enxerga, vê a si menor do que eu a vejo. Ela se compara a outros e crê que não tem talento nem habilidades para desenvolver nossa atividade de marketing de rede. Como líder, tentei motivá-la a cumprir uma meta simples de ser atingida. Tentei fazer ela enxergar que não se trata somente dos resultados dela própria e a satisfação pessoal na realização, mas também da importância que ela tem com seus resultados para o grupo e de quanto isso pode fazer a diferença para todos.
Quando a pessoa não tem esta percepção elevada de si, temos que ajudá-la a se ver como ela poderia ser. E nesta escolha, o que é preciso é a ação para por em prática pelo esforço pessoal tudo aquilo que ela atribui como sendo talento dos outros. Assim, ao se esforçar ela vai notar que as coisas ficarão cada vez mais fáceis e de uma hora para outra ela descobrirá o seu talento. Daí, fica a questão... será que as pessoas nascem talentosas ou se esforçam para obter este talento percebido? Será que Michael Jordan é talentoso porque é Michael Jordan ou é talentoso porque se esforçou mais do que os outros para sê-lo? O mesmo valeu para Ayrton Senna, Tiger Woods, Pelé, Ronaldinho ou qualquer outro que se destacou naquilo que DECIDIU SER.
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
--Dave Weinbaum  

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Motivação é Altamente Contagiosa



Se você está precisando de motivação, esteja colado em quem é motivado.


Cole neste exemplo do Jonathan de apenas 3 anos. Uma lição e tanto.



domingo, 16 de janeiro de 2011

Uma Vida Com Significado Requer Trabalho Duro

Para o sucesso do grupo, o líder exerce o papel de referência, mostrando o norte e demonstrando a todos o passo a ser dado para que todos atinjam o objetivo comum. 


Quando nos propomos a fazer algo, dizemos ao mundo para que estamos aqui. É através de uma ação contínua que obtemos resultados. Estas ações requerem esforço e precisamos trabalhar duro perseverando com paciência até a obtenção do que desejamos.


Um líder é aquele que manifesta que vai fazer algo e atrai pessoas para juntarem-se a ele na realização deste propósito. Para isso, o líder deve fazer com que estas pessoas sejam responsáveis pelos seu compromissos para a realização do propósito. O líder deve dar o exemplo,  ser líder de si mesmo, cumprindo sua palavra nas tarefas para si e para os outros. 


Com pelo espírito servidor, visão, distribuição de responsabilidades, dando exemplo com paciência, firmeza de caráter e perseverança, formando novos líderes com quem possa contar que o líder irá conduzir seus liderados ao bem comum.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida."
-- Platão  

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sabedoria nas 4 Estações

Recebi esta bela mensagem da minha irmã Denise e a traduzi para vocês. 


"Aspire inspirar, antes que você expire. 
Viva simplesmente, ame abundantemente.
Cuide profundamente, fale gentilmente e deixe o resto para Deus. 
Felicidade mantém você doce.
Provações mantém você forte.
Tristeza mantém você humano. 
Fracassos mantém você humilde. 
Sucessos mantém você crescendo. 
Mas apena Deus mantém você indo".

Extraído de http://www.openmyeyeslord.net/theseasonsoflife.htm

Porque os Sistemas de Duplicação Recomendam Contatar Várias Pessoas Imediatamente

A maioria dos sistemas de duplicação orienta o novo distribuidor a contatar pelo menos 100 pessoas no primeiro mês.

Causa: quando um novo distribuidor entra no MMN ele não tem o preparo nem a argumentação para conversar com as pessoas com a devida segurança e propriedade do que está promovendo. Com isso, ele tem que melhorar suas probabilidades de acerto e a forma viável mais simples é motivá-lo a compensar com os números o que lhe falta pelo preparo.

Consequência: Ao tentar encontrar seu SIM trilhando  pelo duro caminho dos passos do NÃO,  não é o SIM o principal objetivo de quem criou o método, mas o aprendizado que ocorre em busca do SIM, pois este SIM é apenas o começo de uma nova fase que se abre. Este é um filtro naturalmente imposto aos "fracos em determinação e perseverança", pois estes atributos são elementos necessários a qualquer vendedor. Outra ponto é que manter a pessoa em movimento com o "sentido de urgência" faz com que seu estado de alerta esteja elevado, potencializando enxergar as oportunidades que doutra forma não veria. A construção das habilidades e do caráter é o principal ganho. O problema que este método causa é apavorar um grande grupo de pessoas que fica num estado de "congelamento" com consequente inércia. Outro problema é que, pela falta de preparo na comunicação, poderão ocorrer muitos danos nas relações existentes, com ressentimentos, pessoas se escondendo atrás de chamadas não atendidas, fim de amizades e outros inconvenientes indesejáveis. Para mim, é um alto preço a ser pago para o aprendizado.

Solução: Para compensar a necessidade da quantidade para compensar o que falta em experiência, desenvolvi uma forma para reduzir a rejeição. Este método é parte de um processo mais amplo que denomino Método Brio. A base deste método foi desenvolvida na época que eu trabalhava como analista de sistemas de computação e que me conduziu com sucesso na profissão. Quando iniciei meus estudos de Marketing de Rede me fiz uma pergunta: Como seria fazer MMN utilizando o Brio?  Desta pergunta decidi avançar com meus estudos de MMN e testar minhas idéias num campo onde apenas iniciava, antes mesmo de estar posicionado junto a uma empresa.

Hoje, três anos e meio depois, minha pergunta materializou a resposta que visualizei: uma beleza!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Minha Resposta a um Pedido de Dicas

Oi Flávio,

Obrigado pelas gentis considerações e parabéns pela sua determinação em ser bem-sucedido.

A primeira dica e entregar mais no que lhe pagam. Se lhe pagam pouco, faça disso um motivador para fazer mais. Assim, quem lhe emprega perceberá que você tem mais valor para ela e para o mercado, e consequentemente, o pagamento vai perseguir quem você é e não ao contrário. 


A segunda dica é saber valorizar o tempo e não desperdiçá-lo com bobagens que não lhe acrescentarão nada (novela, BBB, jornal) . Troque este tempo por ler as mentes brilhantes e este brilho se refletirá em você. 


Terceira dica: cuide das suas associações (relacionamentos com pessoas em geral). Elas são muito importantes agora e no futuro. Se você passar a maior parte do seu tempo com pessoas bem-sucedidas, terá mais chances de sucesso do que com fracassados. 


A quarta é ser generoso em qualquer circunstância. Aprenda a devolver 10% consistentemente para os menos favorecidos. Poupe consistentemente 10% também. O melhor investimento que você faz é em você mesmo, em sua saúde física, financeira, intelectual, emocional e espiritual. Sem amor próprio, não há o verdadeiro amor. 


E por último, ensine sempre tudo o que aprende, pois assim estará exercitando o seu aprendizado e dando a outros a oportunidade que está tendo.
Sugiro que você seja um grande estudioso do www.Supere-se.com 


Quando você me disser que leu tudo lá, com anotações, lhe presentearei com livros eletrônicos para o seu desenvolvimento.


Grande abraço

Sonho, Sucesso e Felicidade.

Fico perplexo quando encontro pessoas que desistem de sonhar. Isto é um estado lamentável de desperdício de vida destas pessoas que preferem sobreviver a viver. Como já disse anteriormente e muitas vezes citado, "viver é realizar sonhos, do contrário é sobreviver e a palavra que materializa um sonho é a ação". O medo é o que separa o insucesso do sucesso. A procrastinação é o que separa o sonho do sucesso em realizá-lo. E como disse Warren Buffet, o investidor mais rico do mundo, "O sucesso é ter o que você deseja, e a felicidade é desejar o que você já tem." Por isso, seja feliz e grato com o que já tem, mas seja visionário e sonhador, superando seus medos e agindo no sentido de realizar seus sonhos. Assim você se transforma numa pessoa de sucesso. Seu sucesso é obtido por ações consistentes na tentativa de realizar o seu sonho (meta) e estas ações sempre serão uma soma de pequenos fracassos que não lhe desviam da sua determinação de acertar como chegar lá. Reflita também quando digo que felicidade é você pensar, falar e agir em total harmonia.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Crie espaço para que aconteça

Se você quer que coisas boas aconteçam na sua vida, é fundamental que você crie espaço para que elas aconteçam e a forma de fazer isso é jogar fora as coisas ruins.

Quando você se apega a lembranças ruins, o espaço está ocupado por culpa, dores, mágoas, sofrimentos e ressentimentos. Quando você deixa isso para trás e mantém um pensamento positivo, o espaço é criado para as coisas boas que deseja ocorram.

Então, você tem muita coisa para retirar do seu guarda-roupas? Vai fazer isso?

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Um Bom Exemplo de Superação a Ser Revisto

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A Matemática da Mente Humana

A motivação de uma pessoa a mudar está na direta proporção que ela sente na sua presente situação e o desejo para fazer a mudança para seguir em frente". -- Michael Oliver


O seu nível de confiança será na proporção direta das suas habilidades, conhecimentos e experiências que adquirir.

Palestra Gratuita do Dr. Vinholis

Hoje o Dr. Vinholis está no Rio e dará 2 palestras sobre sua metodologia de prevenção e reversão de doenças degenerativas. Uma às 15h e outra às 19h. Será num hotel em Copacabana. Estarei na palestra das 19h. Caso tenha interesse, pode me contatar pelo email rgbrio@gmail.com que passo mais informações.

Para conhecer o impressionante trabalho do Dr. Vinholis, veja http://supere-se.blogspot.com/2010/12/entrevista-com-o-dr-vinholis.html

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Não basta que as idéias sejam excelentes

Aqui está um trecho do excelente livro "A Mágica de Pensar Grande" por David J. Schwartz

"Uma idéia apenas regularmente boa, mas posta em execução, é cem por cento melhor do que outra maravilhosa, mas que se deixa morrer.

Nada acontece só porque pensamos que vai acontecer. Tudo o que temos neste mundo, desde os satélites aos arranha-céus, nada mais é do que idéias postas em ação. À medida que você estuda as pessoas - tanto as que obtiveram sucesso como as que permaneceram numa posição média - verificará que se enquadram em duas classes. As bem-sucedidas são ativas. Vamos chamá-las de ativacionistas. As que não obtiveram sucesso e permanecem na mediocridade são passivas. Vamos chamá-las pacivistas. Podemos descobrir os princípios de sucesso estudando ambos grupos. O Sr. Ativacionista é um fazedor. Ele age, consegue fazer as coisas, segue as idéias e os planos. O Sr. Passivista é um não-fazedor. Adia tudo até provar que as coisas não devem ou não podem ser feitas, ou até que seja tarde demais. A diferença entre os dois pode ser evidenciada em inúmeras pequenas coisas. O Sr. A planeja férias e toma-as. O Sr. P planeja férias, mas adia-as até o ano que vem. O Sr. A decide que deve frequentar a igreja regularmente e o faz. O Sr. P acha também que frequentar a igreja é uma boa idéia, mas encontra meios de adiar esse novo hábito. O Sr. A acha que deve enviar um bilhete dando parabéns para alguém que fez algo notável, e escreve. O Sr. P, nas mesmas circunstâncias, acha que deve fazer o mesmo, mas o bilhete jamais é escrito.

A diferença aparece também em grandes coisas. O Sr. A decide abrir um negócio próprio, e abre. O Sr. P também acha o mesmo, mas no momento oportuno descobre uma "boa" razão para deixar de fazê-lo. O Sr. A, que tem 40 anos de idade, resolve dar uma nova orientação ao seu trabalho, e dá. A mesma idéia ocorre ao Sr. B, que debate consigo mesmo, e acaba não fazendo nada. 

A diferença entre os Srs. A e P se evidencia na maneira em que procedem em tudo o que fazem. O Sr. A realiza tudo o que quer e obtém, como subprodutos, confiança, sentimento de segurança e uma renda maior. O Sr. P não faz o que deseja porque não age. Como resultado, perde a confiança em si mesmo, destrói o sentimento de segurança e vive na mediocridade. O Sr. Ativacionista faz e o Sr. Passivista pretente fazer, mas não faz. 

Todos desejam ser Ativacionistas. É só adquirir o hábito de agir. Muitos Passivistas são assim, pois insistem em aguardar para que tudo esteja cem por cento favorável antes de tomar uma iniciativa. A perfeição é altamente desejável. Mas nada que o homem faz ou planeja pode ser absolutamente perfeito. Portanto, aguardar para que as condições estejam perfeitas é aguardar para sempre" - isso se denomina procrastinação.


"A palavra mágica do sucesso é AGORA"


"Amanhã, na próxima semana, mais tarde, noutra ocasião, qualquer dia são, geralmente, termos que conduzem ao fracasso. Muitos sonhos bons jamais se tornam realidade porque dissemos: 'Qualquer dia vou fazer isso' ao invés de dizermos 'Vou fazer agora mesmo'. 

Então, meus amigos briosos, para ser um Ativacionista considere o que deseja ser. Inicie escrevendo no papel o que deseja para você e sua família. Escreva o que deseja realizar nessa vida. Escreva o como deseja ser reconhecido e lembrado quando deixar esta vida. Que lugares quer visitar? Onde quer morar? O que quer aprender e ensinar?  Que saúde e aparência quer ter.  Invariavelmente, serão necessários recursos financeiros. Escreva os meios que estão ao seu dispor para realizar isso. Considere o seu projeto de marketing de rede face a estas possibilidades. É viável? Qual o risco envolvido? Posso lhe assegurar pela minha reputação e experiência que se você agir diariamente e consistentemente na execução das atividades que são necessárias para a construção do seu projeto de marketing de rede, você estará esculpindo o seu caráter de Ativacionista e desenvolvendo as habilidades que o qualificarão para a celebração da pessoa que você deseja se tornar, com muito brio.

Pensamentos de Helen Keller

“Quando uma porta de felicidade fecha-se, uma outra se abre; mas muitas vezes, nós olhamos tão demoradamente para a porta fechada que não podemos ver aquela que se abriu diante de nós.
É maravilhoso ter ouvidos e olhos na alma. Isto completa a alegria de viver.Não há barreiras que o ser humano não possa transpor. Muitas pessoas tem uma idéia equivocada sobre o que constitui a felicidade. Ela não é obtida pela auto-gratificação, mas através da fidelidade a um propósito que vale-a-pena. 


 A pessoa mais patética no mundo é aquela que consegue ver, mas que não tem visão. A dúvida e desconfiança são mero pânico de uma imaginação tímida, cujo coração firme e rápido irá conquistar, e a grande mente irá transcender. Eu me esforço para realizar tarefas grandes e nobres, mas é minha tarefa principal realizar pequenas tarefas como se elas fossem grandes e nobres. Nunca abaixe a sua cabeça. Olhe o mundo diretamente nos olhos"
-- Helen Keller

domingo, 2 de janeiro de 2011

A Arte de Saber Cultivar - por James Bender

Você costuma cuidar do seu jardim, cultivar flores e plantas?

Nem todas as pessoas gostam de cultivar, e raras são as que se dedicam a algum tipo de cultura com conhecimento de causa.

Mas esse não é o caso de um fazendeiro que venceu o prêmio milho-crescido, pois ele entendia muito bem da arte de cultivar, no seu mais amplo sentido.

Todo ano ele entrava com seu milho na feira e ganhava uma fita azul.

Uma vez um repórter de jornal o entrevistou e aprendeu algo interessante sobre como ele cultivava seu milho.

Descobriu que o fazendeiro compartilhava a semente do seu milho com os vizinhos.

Intrigado, o repórter lhe perguntou:

"Como pode você se dispor a compartilhar sua melhor semente de milho com seus vizinhos, uma vez que eles estão competindo com você todo ano"?

"Por quê?" disse o fazendeiro, "então você não sabe?"

- É que o pólen do milho maduro é levado através do vento de campo para campo. Se meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização continuada degradará a qualidade do meu milho.

- Assim, se eu desejo cultivar milho de boa qualidade, tenho que ajudar meus vizinhos a cultivar milho bom".

Aquele fazendeiro estava atento às conectividades e interdependências da vida.

O milho dele não seria de boa qualidade, a menos que o milho do vizinho também fosse.

Isso também acontece em outras situações da vida.

Aquele que escolhe estar em paz deve fazer com que seus vizinhos igualmente estejam em paz.

Aquele que quer viver bem deve ajudar os outros para que também vivam bem.

Aquele que quer ser feliz tem que ajudar os outros a achar a felicidade, pois o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos.

Quando descobrirmos a arte de cultivar, saberemos que quanto mais as coisas boas se espalharem mais elas nos beneficiarão.

Se o nosso colega de trabalho estiver se sentindo bem, nós sentiremos as suas vibrações de paz, e a recíproca é verdadeira.

Se nosso amigo estiver satisfeito e feliz, sua felicidade acabará nos alcançando e compartilharemos da sua satisfação.

Se a sociedade em que vivemos gozar de perfeita harmonia, com certeza seremos contagiados por essa harmonia que a todos envolve.

Assim, se ainda não temos o hábito do cultivo compartilhado, façamos essa experiência e veremos que os resultados serão sempre favoráveis.

Pense nisso!

Se você gosta de semear flores, divida as boas sementes com os seus vizinhos, pois assim seu jardim ficará sempre exuberante.

Se você deseja colher frutos apetitosos, distribua sementes de boa qualidade com o maior número de pessoas possível, assim terá sempre a garantia de uma ótima safra.

Além, disso, caso a sua colheita venha a sofrer algum tipo de prejuízo, você terá a garantia de que algum dos seus vizinhos o socorrerá na crise.
 


Autor:
(Baseado em história de James Bender do livro "How to Talk Well", tradução de Sérgio Barros.) 

sábado, 1 de janeiro de 2011

Reveillon na Praia de Copacabana