As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Jogo É O Mesmo Para Todos

Por vezes, percebo uma infindável guerrilha no marketing de rede que é muito nociva. Ela ocorre quando uma pessoa não está bem-sucedida em determinada empresa e muda para uma outra empresa. Pela mudança, ela naturalmente ganha nova energia e passa a agir com o mesmo entusiasmo que tinha ao começar na empresa anterior, apenas com um pouco mais de experiência. Como é de se esperar, este entusiasmo leva a agir mais do que ela estava agindo na sua fase decadente da empresa anterior - decadência, pois se ela estivesse em pleno êxito, ela não faria a mudança. Não quero dizer que empresas não têm problemas, mas apenas afirmo que nossa crença (em nós mesmos no negócio) é que é o principal problema.

Ao começar a obter novos resultados, ela compara as duas empresas e diz que a atual é a melhor do mundo. Mas isso é um grande engano. O que houve é a mudança do espírito desta pessoa. Em geral, as empresas estão relativamente próximas umas das outras. A diferença pode se dar em detalhes sobre a compensação, a infra-estrutura da empresa, a variedade de produtos, sistemas de apoio como escritório virtual, treinamento e apresentações e porte. Mas todas elas fazem a mesma coisa - distribuir produtos e serviços pelo marketing de rede - umas mais novas, outras mais antigas, umas mais bem-sucedidas do que outras. Se estes resultados da pessoa são um pouco mais expressivos, o problema se agrava, pois aí vem a soberba. Afinal diz o ditado: "quem nunca comeu melado quando como se lambuza". 

Eu acho perfeitamente natural compartilhar oportunidades. Aliás, fico agradecido e sinto-me prestigiado quando alguém me procura (educadamente) para falar sobre seu negócio. Mas existem formas de fazer isso. Infelizmente, há muita deselegância muito frequente nesse processo e uma relação que poderia ser alimentada pela construção torna-se um ressentimento baseado na destruição (de imagem). Dou este conselho, pois já cometi esse erro e me arrependo disso.

Existe um provérbio italiano que diz... "uma vez que o jogo termina, o rei e o peão voltam para a mesma caixa". Por isso, reflita sobre como você aproxima-se de um colega que já atua em marketing de rede com sua incrível, fantástica, única, imperdível, sensacional, revolucionária, explosiva, bilionária oportunidade de negócios. Em algum dado momento, vocês poderão estar no mesmo tabuleiro e este tabuleiro não estará no mesmo lugar que está hoje.






0 comentários: