As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Experiência pela Disciplina - importante reflexão

Comentei sobre a conexão entre viver e aprender e como as duas ações são indissociáveis. Mas por que algumas pessoas tendem a cometer o mesmo erro repetidamente enquanto outras progridem no aprendizado? Por que alguém diz que quer emagrecer e um mês depois está no mesmo peso, ou que vai parar de fumar e continua fumando, ou que vai ser menos explosivo, ou menos ciumento, ou menos atencioso e está sempre repetindo o mesmo padrão de comportamento sem obter sucesso naquilo que deseja?
Se olharmos para a nossa atividade de marketing de rede, veremos um vasto campo de exemplos onde isto acontece. Pessoas não retornam nossa chamada, por quê? Não assistem aos vídeos que indicamos ou não comparecem ao encontro, por quê? Ou iniciam, esfriam e acabam desistindo em três meses. Por que será?
"Experiência não é o que acontece a um homem,
é o que o homem faz com o que acontece a ele". 
-- Aldous Huxley


A resposta é simples, mas nem sempre óbvia: disciplina e perseverança.

A falta de disciplina no processo de aprendizado faz com que a experiência adquirida não surta efeitos positivos. É necessário que estejamos atentos aos acontecimentos e registrando os resultados. A partir destes registros, fazer uma análise na busca de um padrão e tentar melhorar para obter resultados mais positivos. Quando os registros existem, eles permitem esta análise e até compartilhar o que se passa com quem tem mais experiência e criar um espaço sólido para aconselhamento. E a disciplina vai ser a ferramenta que permitirá melhorarmos, que vem a ser a evolução e consequente experiência no assunto. Essa continuidade do processo é chamada perseverança. Persistir sem disciplina não é perseverança, é no mínimo teimosia.

Por isso, ao invés de simplesmente ficar lamuriando-se ou conformando-se por que as coisas não dão certo para você e deixar apenas a correnteza levá-lo, faça a opção pelo sucesso. Ele tem um preço e este preço é a perseverança disciplinada. Pratique, pratique, pratique e revise os resultados em busca de uma forma de melhorá-los.

"Eu perdi mais de 9 mil arremessos na minha carreira. 
Eu perdi mais de 300 jogos.
Eu falhei mais, mais e mais vezes na minha vida.
E é por isso que eu tive sucesso". 
-- Michael Jordan


Use o que você aprender e aplique para a próxima tentativa.
Isso lhe dará experiência que lhe aproxima do sucesso!

-- Ricardo Guimarães




0 comentários: