As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Compaixão x Violência

Todos desejamos felicidade e evitar sofrimento. Essa é a forma natural de viver. Compaixão é quando olhamos para outro ser vivo e entendemos e nos solidarizamos com este desejo natural. Violência é quando não compreendemos estes desejos e temos medo que os nossos desejos sejam afetados. A compaixão leva ao sentimento de solidariedade. A não compaixão é o que leva ao estado de medo, egoísmo e violência. Uma pessoa com medo é uma pessoa aprisionada e nesta prisão ela não consegue ter compaixão. Livrar-se do medo é ser livre para expressar a sua plena potencialidade.

Esta simples reflexão nos faz decidir pela compaixão por ser a escolha natural que, por si só, já nos eleva o estado de consciência. Daí a importância de provocar a reflexão, pois caso a consciência não esteja despertada, é a reflexão quem traz a luz para a consciência.

"Nada é mais difícil, portanto mais precioso, do que estar apto a decidir". 
-- Napoleão Bonaparte
"Aquilo que na vida tem sentido, mesmo sendo qualquer coisa de mínimo, prima sobre algo de grande, porém isento de sentido."
-- Carl Gustav Jung


"O verdadeiro significado da vida é viver - viver a sua plena potencialidade e cumprir o propósito de forma harmônica com outros seres vivos. Para os seres humanos, além disso, viver é realizar sonhos que não firam o princípio do amor, do bem e da dignidade, do contrário é apenas sobreviver."
-- Ricardo Ribeiro Guimarães





0 comentários: