As únicas coisas que ficam entre uma pessoa e o que ela deseja na vida é seu DESEJO DE TENTAR e a fé em ACREDITAR QUE SEJA POSSÍVEL. -- Rich Devos

sexta-feira, 11 de março de 2011

Luz, Câmera, Ação!

Quantas boas idéias nós temos que são jogadas no lixo ou simplesmente esquecidas? 

Há duas causas principais para isto ocorrer: falta de ação e falta de adaptação.

Por não darmos o primeiro passo, agindo na realização destas idéias, nós a condenamos ao fracasso pela sentença de morte. 

"A palavra que materializa um sonho é ação".

-- Ricardo Guimarães


A partir da idéia (luz), aponte sua direção (câmera) e mãos à obra. Entre não fazer nada ou apenas dar um pequeno passo na realização desta idéia, não hesite - aja. Esperar pelo plano perfeito é o mesmo que matar a idéia. Se você quer um plano perfeito, este plano é agir agora. Mova-se no sentido de realizar aquilo que idealizou e ao longo da realização você ajusta seu planejamento com base nas informações que vai aprender enquanto faz. Este aprendizado inclui compreender como o ambiente externo se comporta, mas veremos isto quando analizarmos a segunda causa para o fracasso.

Existem pessoas que têm uma boa idéia, iniciam se preparando para esta idéia (estudo), mas que passam a vida se preparando para se preparar. Isto é uma forma de fuga que dói menos na consciência, mas é uma atitude de evitar a ação para valer que só se obtém no jogo da vida, onde ganhar e perder é parte implícita disto.

Agora vejamos a segunda causa principal por matar uma boa idéia.

Mudanças deixam você ansioso ou estressado? Esperar que as coisas se ajustem às suas necessidades você não é uma forma muito racional de pensar. Mas preparar-se para aceitar a necessidade de que você mude para estar em conformidade com o ambiente e circusntâncias é o caminho para o sucesso naquilo que você deseja. Aceitar mentalmente a importância e necessidade da mudança como parte do processo torna você mais condicionado a reagir rapidamente e positivamente ao que for necessário do que se estiver desperdiçando seu tempo lamentando sobre "como a vida é injusta" ou como "não teve sorte". 

"Não é o mais forte nas espécimes que sobrevive, nem o mais inteligente, mas aquelas que são mais adaptáveis às mudanças".

-- Charles Darwin

Infelizmente, a vida não ocorre exatamente como planejamos. Percalços acontecerão independente do nosso planejamento ou desejo. Estes obstáculos são parte intrínsica da vida e do risco ela oferece. Pessoas vão morrer, adoecer, brigar, cenários econômicos vão alterar, tendências mudar, a natureza vai mostrar sua força, expectativas numéricas irão falhar e em tudo isso precisamos nos adaptar. Foque no seu objetivo e adapte-se à nova circunstância. Quando você olha muito para seu obstáculo é porque está deixando de olhar para o seu objetivo. Esta atitude mental de aproveitar um sonho e perseguir uma idéia, planejar, agir, aceitar que as coisas mudam, estar pronto para se adaptar, focar no objetivo, agir prontamente, aprender permanentemente com o erro e com novas informações é o que nos leva ao sucesso. Então concluímos que sucesso é uma escolha - é uma escolha de atitude.

"Uma grande atitude faz mais do que iluminar as nossas palavras; aparentemente ela nos conecta magicamente à surpreendentes oportunidades que estavam ausentes antes da mudança".

-- Earl Nightingale


0 comentários: