Tradução: Antonio Marques
A regra de 80/20 é um dos mais úteis de todos os conceitos da gerência de tempo e de vida. É chamado também de “O princípio Pareto” após ser criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto, que escreveu primeiramente sobre ele em 1895.
Pareto observou que os povos em sua sociedade pareceram se dividir naturalmente em o que se chamou o “vital poucos”, os 20 por cento superiores nos termos do dinheiro e da influência, e o “trivial muitos”, o restante 80 por cento.
Descobriu mais tarde que virtualmente toda a atividade econômica era sujeita a este princípio também. Por exemplo, este princípio diz que 20 por cento de seus esforços terão influência em 80 por cento de seus resultados, 20 por cento de seus clientes terão influência em 80 por cento de suas vendas, 20 por cento de seus produtos ou serviços terão influência em 80 por cento de seus lucros, 20 por cento de suas tarefas terão influência em 80 por cento do resultado de suas tarefas, e assim por diante. Isto significa que se você tiver uma lista de dez tarefas a fazer, duas dessas tarefas irão dar um resultado de cinco a dez vezes ou mais do que as outras oito tarefas juntas.
O número de tarefas versus a importância das tarefas.
Aqui está uma descoberta interessante. Cada uma das dez tarefas pode gastar a mesma quantidade de tempo para ser realizada. Mas uma ou duas daquelas tarefas contribuirá cinco ou dez vezes o valor de alguma das outras.
Frequentemente, uma determinada tarefa em uma lista de dez, que você tem que executar pode valer a pena mais do que todos as outras nove tarefas juntas. Esta tarefa é com certeza o sapo que você deve engolir primeiramente.
Focalize as atividades, e não as realizações.
As tarefas mais valiosas a serem executadas a cada dia são frequentemente as mais duras e mais complexas. Mas o resultado e as recompensas após executar estas tarefas eficientemente podem ser tremendas. Por esta razão, você deve fervorosamente evitar trabalhar em tarefas que façam parte dos “80 por cento”, quando você tiver ainda tarefas que estejam nos “20 por cento”, da parte superior, do que precisa ser feito.
Antes que você comece o trabalho, pergunte-se sempre, “Esta tarefa está inserida nos 20 por cento da parte superior de minhas atividades ou está nos 80 por cento restantes”?
A parte mais dura de toda tarefa valiosa é estar focado nela em primeiro lugar. Uma vez que você comece realmente o trabalho em uma tarefa valiosa, você estará naturalmente motivado para continuar. Uma parte de sua mente ama estar ocupado nas tarefas significativas que podem realmente fazer a diferença. Seu trabalho é alimentar continuamente esta parte de sua mente.
Mantenha-se motivado.
O simples fato de imaginar-se começando e finalizando tarefas importantes o motiva e ajuda-lhe a superar a procrastinação. A gerência de tempo é realmente gerência da vida, a gerência pessoal. É ter realmente o controle da seqüência de eventos. A gerência de tempo é ter o controle sobre o que você fará em seguida. E você tem liberdade para escolher a tarefa que você fará em seguida. Sua habilidade de escolher entre o mais importante e o menos importante é a chave determinante de seu sucesso na vida e no trabalho.
Os povos mais eficazes e produtivos disciplinam-se para começar na tarefa mais importante sempre. Forçam-se para engolir esse sapo, qualquer que seja. Em conseqüência, realizam vastamente mais do que a pessoa média e são muito mais felizes em conseqüência disto. Esta deve ser sua maneira de trabalhar também.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário