Por Dr. Edson Fernandes
1° PASSO: ENTENDA CLARAMENTE E APRENDA A USAR A SEU FAVOR O PRIMEIRO PODER SOBRENATURAL INERENTE A TODO INVESTIDOR DE SUCESSO
Existem dois poderes sobrenaturais comuns em todo investidor de sucesso, que se forem desenvolvidos farão toda diferença para sair do lugar, ser eficaz e também chegar lá.
O primeiro poder sobrenatural seria o desejo. O desejo de aumentar o patrimônio. O desejo de aumentar a renda mensal. O desejo de ter recursos suficientes para ajudar o próximo. O desejo de formar um bom volume de recursos para poder se aposentar com segurança e tranquilidade. E muito mais do que querer ficar rico, é o desejo de poder fazer o que as pessoas ricas fazem.
O 1º passo é desejar ardentemente ser um investidor de sucesso!
2° PASSO: ENTENDA CLARAMENTE E APRENDA A USAR A SEU FAVOR O SEGUNDO PODER SOBRENATURAL INERENTE A TODO INVESTIDOR DE SUCESSO
O segundo poder sobrenatural seria a força de vontade para não fazer certas coisas que atendem a desejos imediatos, mas tornam o desejo de ser investidor cada vez mais inalcançável, e o leva para cada vera mais longe.
É o exemplo do poder sobrenatural na força de vontade de alguém que opta por andar em um carro mais simples agora, para colocar o seu rico dinheirinho em algo que vai fazer o valor crescer (não apenas guardar, pois isso não é suficiente), ao invés de pagar o preço de três carros no financiamento, levar somente um carro para casa, e ao final de quatro ou cinco anos, depois de ter pago três carros, possuir somente um, e que vale a metade do que valia quando era novo.
O aspirante a investidor deve entender que é muito mais interessante arriscar o valor que perderia no carro do exemplo acima, aplicando em algum ativo (veremos o que é este ativo no próximo passo), mesmo que seja um ativo arriscado, mas que se der certo vá trazer grandes lucros, do que gastar com troca de carro e juros bancários na certeza absoluta de que se vai perder dinheiro.
A conclusão a que se chega, é que MAIS VALE A DÚVIDA DE GANHAR DO QUE A CERTEZA DE PERDER.
(Para saber mais sobre os 2 poderes sobrenaturais, acesse http://edsonfernandestb.blogspot.com.br/2013/03/os-2-poderes-sobrenaturais-do-investidor.html)
3° PASSO: ENTENDA QUE ECONOMIZAR DINHEIRO E FAZER ALGO PARA AUMENTAR O SALÁRIO É IMPORTANTE, MAS SÓ ISSO NÃO É SUFICIENTE
A força de vontade citada no passo anterior precisa ser realmente desenvolvida, porque é neste ponto que a maioria das pessoas falha! Isso mesmo: a força de vontade para NÃO COMPRAR certas coisas que desejamos precisa ser muito maior que a vontade consumista para COMPRAR tudo que vemos pela frente.
Esta força de vontade para não fazer certos gastos ou compras que não sejam absolutamente necessárias ou que sejam adiáveis, nos leva a economizar dinheiro. Junto a isso, ganhamos dinheiro com o fruto do nosso trabalho ou prestação de algum serviço que fazemos, o que nos possibilita aumentar o salário e juntar recursos, sendo que tudo isso é muito bom e importante, mas não é suficiente.
Economizar dinheiro e guardar, não é suficiente. Muito mais que ter o dinheiro guardado ou recebendo juros módicos que no máximo manterão o poder de compra atualizado, é necessário fazer com que o nosso dinheiro ou capital aumente a partir dele mesmo. Para que nosso capital cresça como uma árvore plantada em terra fértil, que muito mais do que ficar viva vai crescer, ficar forte e produzir frutos (lucro), é necessário investir bem, e isso só vai ser possível investido em ativos, que é o que veremos no próximo passo.
4° PASSO: APRENDA A DIFERENCIAR ATIVO E PASSIVO
A maioria das pessoas sonha com uma casa própria e um carro na garagem, pensando que estas coisas seriam um investimento e que isso seria um ativo, o que seria um entendimento correto dentro de uma visão contábil propriamente dita.
Bom, dentro da visão do investidor de sucesso, nenhuma destas coisas pode ser considerada um ativo, mas um passivo que gera despesas e custos (EX.: IPTU,IPVA, REFORMA, PINTURA, MANUTENÇÃO, ETC.), exceto se estiverem fornecendo algum tipo de renda residual, como aluguel, dividendos ou outro tipo de ganho financeiro, e que isso não seja a atualização monetária do valor do bem, propriamente dita (EX.: IMÓVEL PARA ALUGAR, VEÍCULO PARA ALUGAR, VEÍCULO PARA TAXI, VEÍCULO PARA FRETE, ETC.).
Este deve ser o entendimento do investidor de sucesso a respeito de ativo e passivo, como também ensina o Mestre Robert Kiosaky em seu best seller PAI RICO, PAI POBRE.
5° PASSO: PARE DE GASTAR COM PASSIVO E COMECE A INVESTIR SOMENTE EM ATIVO
Como vimos no passo anterior, para conseguir chegar lá e se tornar um investidor profissional e de sucesso, é necessário parar de colocar dinheiro em passivo, que é tudo aquilo que nos traz gastos ou despesas e não nos oferece ganho de capital (exemplo: casa, carro, roupas, bens de uso, etc., exceto se for para alugar ou revender com lucro) e começar a investir em ativo, que seria tudo aquilo que nos oferece ganho de capital ou lucro (exemplo: imóvel para vender ou alugar, ações, negócios, empresas, bens para revenda, etc., enfim, tudo que for para alugar, revender com lucro ou obter dividendos).
A partir do momento que obtenha um bom volume de ativos, o investidor passa a ter uma renda residual provinda destes ativos, ou seja, passa a ter uma renda mensal que não vem do seu suor nem da correção do valor investido, mas um ganho real de capital, e aí sim, desta renda residual, o investidor poderá se dar ao luxo de gastar por prazer com o passivo que desejar, sem pesar na consciência por saber que passivo só trás despesa e prejuízo. (Para saber mais sobre a diferença entre ativo e passivo, leia PAI RICO, PAI POBRE, de Robert Kiyosaki)
6° PASSO: ENTENDA QUE UM DE VOCÊS: OU VOCÊ OU O SEU DINHEIRO, SEMPRE TERÁ QUE TRABALHAR
Existe uma máxima citada por Roberto Shinyashiki em um dos seus trabalhos, que diz que o dinheiro é um ótimo empregado, mas é um péssimo patrão.
E podemos ir mais longe, pegar emprestada a máxima citada pelo Roberto e adaptar para “O DINHEIRO É UM ÓTIMO ESCRAVO, MAS É UM PÉSSIMO SENHOR”.
É isso mesmo! Ter o dinheiro trabalhando para nós é muito melhor que ter um empregado, pois para o empregado temos que pagar salário e todas as verbas trabalhistas, quando o dinheiro pode trabalhar de graça para nós, vinte quatro horas por dia, por exemplo, quando usamos o dinheiro para comprar ações de uma empresa, que vai render lucros e dividendos, sem precisarmos trabalhar ou ter alguém diretamente trabalhando para nós.
7° PASSO: PARA SER UM INVESTIDOR DE SUCESSO, PARE DE PENSAR QUE TER DINHEIRO É PECADO, PORQUE NÃO É
Por medo de não saber o que fazer ao ter dinheiro ou para justificar a incapacidade de não ter, muitas pessoas escolhem acreditar no velho jargão mentiroso que diz que “o dinheiro seria a raiz de todos os males”, como se o dinheiro fizesse alguma coisa sozinho sem alguém para carregá-lo e quando até a Bíblia diz que é o “amor ao dinheiro”, a raiz de todos os males. (1 Timóteo, 6:10).
Veja bem, é o amor ao dinheiro a raiz do mal e não o dinheiro propriamente, uma vez que o dinheiro será sempre uma grande benção se estiver nas mãos de alguém que ama as pessoas, ao invés de amar dinheiro em si.
8° PASSO: SEJA LIBERAL PARA FAZER O BEM AO INVÉS DO AVARENTO QUE PENSA QUE RECEBENDO É QUE SE DÁ, QUANDO NA VERDADE É DANDO QUE SE RECEBE
Os maiores investidores do mundo são as pessoas que mais doam dinheiro, dos quais podemos citar o americano Warren Buffett, que é no mundo todo uma das pessoas que mais doam recursos, mas eles não doam porque são investidores de sucesso, pelo contrário, eles são investidores de sucesso porque doam.
A maioria das pessoas sempre diz que quando tiver recursos vai doar, vai ajudar a família, vai ajudar os pobres, etc. e tal. Só que isso nunca vai acontecer, porque elas precisam começar a doar agora, ser liberal para fazer o bem agora, uma vez que é “dando que se recebe” e não “recebendo que se dá.”
9° PASSO: PARE DE OUVIR A OPINIÃO DE QUEM NUNCA OBTEVE RESULTADOS E COMECE APRENDER POR SI MESMO
Uma coisa que tenho ouvido de alguns gurus do marketing digital da na internet, é que o mais importante não é o pedigree que uma pessoa tenha em sua área de atuação ou profissão, mas sim os resultados que ela tenha obtido, e isso certamente não vale apenas para o marketing digital, mas também vale para quem deseja se tornar um investidor.
Por isso, aprenda, acumule potencial, pesquise, ouça uma segunda, terceira ou quarta opinião, mas no final decida por você mesmo, sempre atentando a qual o nível de risco está disposto a correr, e com a consciência de que o risco é inversamente proporcional ao tamanho do retorno, ou seja, quanto mais pressa eu tiver para obter resultados, maior será o risco que precisarei correr, e ao contrário, quando mais tempo eu permitir que meu investimento leve para dar resultado, menor será o risco que precisarei impor ao meu investimento.
Enfim, procure utilizar os passos que já tenham sido seguidos por pessoas que tiveram resultados. Não confie no corretor de valores ou no corretor de imóveis que quer te vender ações ou um imóvel qualquer, exceto se ele mesmo já possui uma grande quantidade de dinheiro ou de imóveis, que ele mesmo ganhou com isso, e esteja te mostrando o mesmo caminho a trilhar, pois se ele já fosse um investidor de sucesso não seria um corretor empregado de uma empresa ou corretora qualquer.
10° PASSO: SEJA PERSISTENTE E NÃO DESISTA NA PRIMEIRA DIFICULDADE QUE TIVER
Você provavelmente não vai obter tudo que deseja no primeiro investimento que fizer, pois além de se preparar, existem muitas variáveis para que você de se de bem.
Você pode até dar sorte e lucrar tudo que precisa logo de primeira, mas se for para contar única e exclusivamente com a sorte é melhor jogar na mega sena.
O que é comum entre todas as pessoas bem sucedidas com seus investimentos é o trabalho contínuo que elas fizeram. Enquanto boa parte das pessoas desiste na primeira vez, as pessoas que fazem fortuna simplesmente se preparam para o próximo passo.
Se você fizer continuamente as suas pesquisas e se manter preparado para fazer seus investimentos, o fortuna também vai chegar para você mais cedo ou mais tarde.
Autoria: Dr. Edson Fernandes. Fundador e Diretor-presidente da Efe Brasil. Advogado, ex-membro da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB-SC, sub-seção de Tubarão. Bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Pós- Graduado em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera de São Paulo. MBA Executivo Empresarial pela Escola Superior Aberta do Brasil, expert em seguros e Network Marketing, com mais de vinte anos de experiência em seguros e produtos financeiros.
Existem dois poderes sobrenaturais comuns em todo investidor de sucesso, que se forem desenvolvidos farão toda diferença para sair do lugar, ser eficaz e também chegar lá.
O primeiro poder sobrenatural seria o desejo. O desejo de aumentar o patrimônio. O desejo de aumentar a renda mensal. O desejo de ter recursos suficientes para ajudar o próximo. O desejo de formar um bom volume de recursos para poder se aposentar com segurança e tranquilidade. E muito mais do que querer ficar rico, é o desejo de poder fazer o que as pessoas ricas fazem.
O 1º passo é desejar ardentemente ser um investidor de sucesso!
2° PASSO: ENTENDA CLARAMENTE E APRENDA A USAR A SEU FAVOR O SEGUNDO PODER SOBRENATURAL INERENTE A TODO INVESTIDOR DE SUCESSO
O segundo poder sobrenatural seria a força de vontade para não fazer certas coisas que atendem a desejos imediatos, mas tornam o desejo de ser investidor cada vez mais inalcançável, e o leva para cada vera mais longe.
É o exemplo do poder sobrenatural na força de vontade de alguém que opta por andar em um carro mais simples agora, para colocar o seu rico dinheirinho em algo que vai fazer o valor crescer (não apenas guardar, pois isso não é suficiente), ao invés de pagar o preço de três carros no financiamento, levar somente um carro para casa, e ao final de quatro ou cinco anos, depois de ter pago três carros, possuir somente um, e que vale a metade do que valia quando era novo.
O aspirante a investidor deve entender que é muito mais interessante arriscar o valor que perderia no carro do exemplo acima, aplicando em algum ativo (veremos o que é este ativo no próximo passo), mesmo que seja um ativo arriscado, mas que se der certo vá trazer grandes lucros, do que gastar com troca de carro e juros bancários na certeza absoluta de que se vai perder dinheiro.
A conclusão a que se chega, é que MAIS VALE A DÚVIDA DE GANHAR DO QUE A CERTEZA DE PERDER.
(Para saber mais sobre os 2 poderes sobrenaturais, acesse http://edsonfernandestb.blogspot.com.br/2013/03/os-2-poderes-sobrenaturais-do-investidor.html)
3° PASSO: ENTENDA QUE ECONOMIZAR DINHEIRO E FAZER ALGO PARA AUMENTAR O SALÁRIO É IMPORTANTE, MAS SÓ ISSO NÃO É SUFICIENTE
A força de vontade citada no passo anterior precisa ser realmente desenvolvida, porque é neste ponto que a maioria das pessoas falha! Isso mesmo: a força de vontade para NÃO COMPRAR certas coisas que desejamos precisa ser muito maior que a vontade consumista para COMPRAR tudo que vemos pela frente.
Esta força de vontade para não fazer certos gastos ou compras que não sejam absolutamente necessárias ou que sejam adiáveis, nos leva a economizar dinheiro. Junto a isso, ganhamos dinheiro com o fruto do nosso trabalho ou prestação de algum serviço que fazemos, o que nos possibilita aumentar o salário e juntar recursos, sendo que tudo isso é muito bom e importante, mas não é suficiente.
Economizar dinheiro e guardar, não é suficiente. Muito mais que ter o dinheiro guardado ou recebendo juros módicos que no máximo manterão o poder de compra atualizado, é necessário fazer com que o nosso dinheiro ou capital aumente a partir dele mesmo. Para que nosso capital cresça como uma árvore plantada em terra fértil, que muito mais do que ficar viva vai crescer, ficar forte e produzir frutos (lucro), é necessário investir bem, e isso só vai ser possível investido em ativos, que é o que veremos no próximo passo.
4° PASSO: APRENDA A DIFERENCIAR ATIVO E PASSIVO
A maioria das pessoas sonha com uma casa própria e um carro na garagem, pensando que estas coisas seriam um investimento e que isso seria um ativo, o que seria um entendimento correto dentro de uma visão contábil propriamente dita.
Bom, dentro da visão do investidor de sucesso, nenhuma destas coisas pode ser considerada um ativo, mas um passivo que gera despesas e custos (EX.: IPTU,IPVA, REFORMA, PINTURA, MANUTENÇÃO, ETC.), exceto se estiverem fornecendo algum tipo de renda residual, como aluguel, dividendos ou outro tipo de ganho financeiro, e que isso não seja a atualização monetária do valor do bem, propriamente dita (EX.: IMÓVEL PARA ALUGAR, VEÍCULO PARA ALUGAR, VEÍCULO PARA TAXI, VEÍCULO PARA FRETE, ETC.).
Este deve ser o entendimento do investidor de sucesso a respeito de ativo e passivo, como também ensina o Mestre Robert Kiosaky em seu best seller PAI RICO, PAI POBRE.
5° PASSO: PARE DE GASTAR COM PASSIVO E COMECE A INVESTIR SOMENTE EM ATIVO
Como vimos no passo anterior, para conseguir chegar lá e se tornar um investidor profissional e de sucesso, é necessário parar de colocar dinheiro em passivo, que é tudo aquilo que nos traz gastos ou despesas e não nos oferece ganho de capital (exemplo: casa, carro, roupas, bens de uso, etc., exceto se for para alugar ou revender com lucro) e começar a investir em ativo, que seria tudo aquilo que nos oferece ganho de capital ou lucro (exemplo: imóvel para vender ou alugar, ações, negócios, empresas, bens para revenda, etc., enfim, tudo que for para alugar, revender com lucro ou obter dividendos).
A partir do momento que obtenha um bom volume de ativos, o investidor passa a ter uma renda residual provinda destes ativos, ou seja, passa a ter uma renda mensal que não vem do seu suor nem da correção do valor investido, mas um ganho real de capital, e aí sim, desta renda residual, o investidor poderá se dar ao luxo de gastar por prazer com o passivo que desejar, sem pesar na consciência por saber que passivo só trás despesa e prejuízo. (Para saber mais sobre a diferença entre ativo e passivo, leia PAI RICO, PAI POBRE, de Robert Kiyosaki)
6° PASSO: ENTENDA QUE UM DE VOCÊS: OU VOCÊ OU O SEU DINHEIRO, SEMPRE TERÁ QUE TRABALHAR
Existe uma máxima citada por Roberto Shinyashiki em um dos seus trabalhos, que diz que o dinheiro é um ótimo empregado, mas é um péssimo patrão.
E podemos ir mais longe, pegar emprestada a máxima citada pelo Roberto e adaptar para “O DINHEIRO É UM ÓTIMO ESCRAVO, MAS É UM PÉSSIMO SENHOR”.
É isso mesmo! Ter o dinheiro trabalhando para nós é muito melhor que ter um empregado, pois para o empregado temos que pagar salário e todas as verbas trabalhistas, quando o dinheiro pode trabalhar de graça para nós, vinte quatro horas por dia, por exemplo, quando usamos o dinheiro para comprar ações de uma empresa, que vai render lucros e dividendos, sem precisarmos trabalhar ou ter alguém diretamente trabalhando para nós.
7° PASSO: PARA SER UM INVESTIDOR DE SUCESSO, PARE DE PENSAR QUE TER DINHEIRO É PECADO, PORQUE NÃO É
Por medo de não saber o que fazer ao ter dinheiro ou para justificar a incapacidade de não ter, muitas pessoas escolhem acreditar no velho jargão mentiroso que diz que “o dinheiro seria a raiz de todos os males”, como se o dinheiro fizesse alguma coisa sozinho sem alguém para carregá-lo e quando até a Bíblia diz que é o “amor ao dinheiro”, a raiz de todos os males. (1 Timóteo, 6:10).
Veja bem, é o amor ao dinheiro a raiz do mal e não o dinheiro propriamente, uma vez que o dinheiro será sempre uma grande benção se estiver nas mãos de alguém que ama as pessoas, ao invés de amar dinheiro em si.
8° PASSO: SEJA LIBERAL PARA FAZER O BEM AO INVÉS DO AVARENTO QUE PENSA QUE RECEBENDO É QUE SE DÁ, QUANDO NA VERDADE É DANDO QUE SE RECEBE
Os maiores investidores do mundo são as pessoas que mais doam dinheiro, dos quais podemos citar o americano Warren Buffett, que é no mundo todo uma das pessoas que mais doam recursos, mas eles não doam porque são investidores de sucesso, pelo contrário, eles são investidores de sucesso porque doam.
A maioria das pessoas sempre diz que quando tiver recursos vai doar, vai ajudar a família, vai ajudar os pobres, etc. e tal. Só que isso nunca vai acontecer, porque elas precisam começar a doar agora, ser liberal para fazer o bem agora, uma vez que é “dando que se recebe” e não “recebendo que se dá.”
9° PASSO: PARE DE OUVIR A OPINIÃO DE QUEM NUNCA OBTEVE RESULTADOS E COMECE APRENDER POR SI MESMO
Uma coisa que tenho ouvido de alguns gurus do marketing digital da na internet, é que o mais importante não é o pedigree que uma pessoa tenha em sua área de atuação ou profissão, mas sim os resultados que ela tenha obtido, e isso certamente não vale apenas para o marketing digital, mas também vale para quem deseja se tornar um investidor.
Por isso, aprenda, acumule potencial, pesquise, ouça uma segunda, terceira ou quarta opinião, mas no final decida por você mesmo, sempre atentando a qual o nível de risco está disposto a correr, e com a consciência de que o risco é inversamente proporcional ao tamanho do retorno, ou seja, quanto mais pressa eu tiver para obter resultados, maior será o risco que precisarei correr, e ao contrário, quando mais tempo eu permitir que meu investimento leve para dar resultado, menor será o risco que precisarei impor ao meu investimento.
Enfim, procure utilizar os passos que já tenham sido seguidos por pessoas que tiveram resultados. Não confie no corretor de valores ou no corretor de imóveis que quer te vender ações ou um imóvel qualquer, exceto se ele mesmo já possui uma grande quantidade de dinheiro ou de imóveis, que ele mesmo ganhou com isso, e esteja te mostrando o mesmo caminho a trilhar, pois se ele já fosse um investidor de sucesso não seria um corretor empregado de uma empresa ou corretora qualquer.
10° PASSO: SEJA PERSISTENTE E NÃO DESISTA NA PRIMEIRA DIFICULDADE QUE TIVER
Você provavelmente não vai obter tudo que deseja no primeiro investimento que fizer, pois além de se preparar, existem muitas variáveis para que você de se de bem.
Você pode até dar sorte e lucrar tudo que precisa logo de primeira, mas se for para contar única e exclusivamente com a sorte é melhor jogar na mega sena.
O que é comum entre todas as pessoas bem sucedidas com seus investimentos é o trabalho contínuo que elas fizeram. Enquanto boa parte das pessoas desiste na primeira vez, as pessoas que fazem fortuna simplesmente se preparam para o próximo passo.
Se você fizer continuamente as suas pesquisas e se manter preparado para fazer seus investimentos, o fortuna também vai chegar para você mais cedo ou mais tarde.
Autoria: Dr. Edson Fernandes. Fundador e Diretor-presidente da Efe Brasil. Advogado, ex-membro da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB-SC, sub-seção de Tubarão. Bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Pós- Graduado em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera de São Paulo. MBA Executivo Empresarial pela Escola Superior Aberta do Brasil, expert em seguros e Network Marketing, com mais de vinte anos de experiência em seguros e produtos financeiros.
0 comentários:
Postar um comentário